Já discutimos sobre os diversos tipos de desfoque, termo usado quando se fala sobre uma imagem sem foco, criando o efeito “embaçado” ou “borrado”, onde os detalhes são difíceis de distinguir.
Se por um lado, é possível produzir desfoque nas imagens com o Photoshop, por outro também é possível reduzí-lo ou até removê-lo. Para isso, o software da Adobe possui vários filtros dentro da seção “Nitidez”, sendo a principal opção a “Nitidez Integente”, que aplica automaticamente mais nitidez às áreas que mais precisam.
Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” do Photoshop, usado para obter este tipo de efeito. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o filtro através do comando “Arquivo” > “Abrir” (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.
Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:
Para exemplificar, utilizaremos uma imagem com muitos detalhes (pêlos), porém com pouca definição.
Passo 2: acesse o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez”
Agora que a imagem foi selecionada, abra o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” pelo comando de menu “Filtro” > “Tornar Nítido” > “Aplicação Inteligente de Nitidez…” , (ou Filter > Sharpen > Smart Sharpen…, se você utilizar a versão em inglês).
Selecionando o comando de menu “Aplicação Inteligente de Nitidez” em “Filtro” > “Tornar Nítido” no Photoshop.
Passo 3: configure a nitidez inteligente
Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Aplicação Inteligente de Nitidez”.
Caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez”.
Nesta janela, será possível ajustar a melhora de nitidez da imagem através das seguintes opções:
Intensidade (ou Amount, em inglês): determina a quantidade ou força do efeito de nitidez aplicado. Quanto maior a porcentagem, mais aguçados ficarão os detalhes da imagem;
Raio (ou Radius, em inglês): determina o tamanho da área que será considerada para a aplicação de nitidez. Quanto maior o número, maior a área da imagem afetada pelo filtro;
Reduzir ruído (ou Reduce Noise, em inglês): o aumento da nitidez pode fazer com que alguns detalhes e texturas fiquem superexpostos, efeito que pode ser atenuar com a redução de ruído integrada ao filtro. Quanto maior a porcentagem, mais intensa será a redução de ruído;
Remover (ou Remove, em inglês): especifica o tipo de desfocagem que o filtro irá remover – a causada pela lente da câmera, gaussiana; ou de movimento, quando a foto fica tremida;
Não se esqueça de deixar a caixa de seleção “Visualizar” (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real;
Predefinição (ou Preset, em inglês): lista as predefinições salvas do filtro. Também lista outras opções, onde é possível salvar e excluir predefinições salvas;
Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização, você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela. A opção “Sombras/Realces” permite que se aplique o filtro seletivamente aos tons claros ou escuros.
Em nossa imagem de exemplo, o resultado da aplicação de nitidez foi este:
Na imagem acima, utilizamos a Aplicação Inteligente de Nitidez com Intesidade 200%, Raio 1,0px, Reduzir ruído 10%, e Remover Desfoque de Lente.
Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez” e aplicar o ajuste.
Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.