Tutorial Básico de Google Analytics

O que é o Google Analytics ?

O Google Analytics é uma API gratuita disponibilizada pelo Google e que é usada pelos desenvolvedores de sites e profissionais de SEO para acompanhar a visitação e estatísticas de um site. O analytics é uma tool gratuita e que qualquer um pode usar, basta ter um site. Com ele é possivel verificar variáveis interessantes tais como a quantidade de visitas por dia ou então as Keywords que estão sendo relacionadas ao seu site. Todos os dados são extraidos diariamente das estatísticas do próprio Google. Atualmente, o Google Analytics é a ferramenta de Otimização de Sites mais utilizada no mundo.

Tela Inicial do Google Analytics

A primeira coisa necessária pra ter acesso ao Google Analytics é necessário ter uma conta do Google. Se já tiver acesso ao gmail, orkut, ou outra ferramenta do google, certamente você conseguirá entrar sem problema.

Preenchimento dos Dados Cadastrais

O próximo passo agora é entrar com os seus dados cadastrais. Digite o nome da sua conta de modo expressivo, pois ao inscrever muitos sites, é por esse nome que irá identíficá-los dentro do Google Analytics, e este campo será utilizado na impressão dos relatórios. É necessário informar também de forma correta dados do país, e assim de fuso horário, pra ter precisão nos horários de maior acesso dos usuários.

Cadastrando seus Dados no Google Analytics

Também é necessário informar alguns dados pessoais para finalizar a criação da conta. Em sua política de privacidade o Google se compromete em não divulgar estes dados. Leia atentamente o contrato dos termos de serviço, se concordar com o mesmo, assinale a caixa de diálogo. Clique no botão “Criar nova conta” para finalizar a criação da sua conta no Google Analytics.

Tracking Code do Google Analytics

Agora que você criou a sua conta, o próximo passo é clicar em “Adicionar um Novo Site”. Para que o seu site possa ser rastreado pelo Google Analytics é necessário inserir um tracking code ( código de monitoramento ) nas suas páginas no meio do seu código HTML. Ele é fornecido gratuitamente pelo Analytics, basta copiar e colar o código que aparecer na tela. É interessante lembrar que o Tracking Code funciona mais ou menos como um DNA do seu site, cada vez que você for cadastrar um novo site no Google Analytics um novo Tracking Code será gerado.

Tela do Tracking Code

DICA: Para evitar inserir o código manualmente, inclua em seu footer, que será o mesmo em todas as páginas, assim evita transtornos.

Tela Geral dos sites vinculados a conta do Google Analytics

Está será a tela inicial após loggar no google analytics. Você terá acesso a todos os sites cadastrados para monitoramento.

Tela Geral de Visão dos Sites do Google Analytics

Na tabela de perfis do site, terá um breve resumo do mesmo: nome, domínio, link para relatórios, seguido do status de seu monitoramento. Nesta tela temos as seguintes opções:

  • Visualizar Relatório: você será direcionado a página com a visão geral do status de seu site.
  • Editar: vai para a página do Google Analytics de configuração do perfil, para alteração dos dados relevantes ao site, as metas de conversão, e aos filtros. Também exibe os usuários que podem ter acesso.
  • Adicionar perfil de site: adicionar novo site para monitoramento, ou editar um pefil existente.
  • Gerenciador de usuário: define quais usuários tem acesso aos determinados sites, e o tipo de acesso que possuem.
  • Gerenciador de filtros: permite que você organize os dados obtidos pelo relatório.

Painel do Site do Google Analytics

Está é a visão geral do relatórios, com os dados mostrados de forma mais prática:

Painel do Site - A Tela Principal do Google Analytics

Temos o gráfico geral dos acessos durante últimos 30 dias, que também pode ser editado para analisar aspectos semanais ou diários.
Na tabela de “Uso do site”, temos o número total de visitas por IP´s distintos, o número total de exibições por página, a média de Páginas/Visita. É apresentado também a taxa de rejeição, que são os usuários que navegam por menos de 1 minuto na sua página. O tempo médio que ficam em seu site, e a porcentagem de novas visitas.
Temos também o gráfico da “Visão geral dos visitantes”, na qual o google analytics permite um relatório mais detalhado do mesmo, bastando clicar no link situado logo em baixo.
Na “Cobertura do mapa” temos a dimensão dos visitantes do site. A partir do IP do mesmo, é traçado a localização de cada visitante no mapa mundi. O google analytics também permite um relatório mais detalhado do mesmo.
É analisado em gráfico de pizza a “Visão geral das fontes do tráfego”, na qual é verificado por onde o internauta encontrou o site. Seja pelos mecanismos de busca, seja por links externos, ou até mesmo por acesso direto. É possível verificar detalhadamente as principais fontes de tráfego, seguidas também das keywords utilizadas nos mecanismos de busca.
Há possibilidade de verificar na “Visão geral de conteúdo” as páginas de seu site e o porcentagem de visitas nas mesmas.
DICA: insira o arquivo robots.txt de modo que ele bloqueie as páginas que você não deseja que os mecanismos de busca indexem.