O efeito “sépia”, ou mais popularmente conhecido como “foto envelhecida” – pois antigamente muitas fotografias eram armazenadas de maneira inapropriada, e acabavam adquirindo a tonalidade sépia pelo contato com colas a base de PVC – ainda é muito utilizado hoje em dia para conferir um aspecto mais tradicional ou sério às fotografias. Esse processo não é simplesmente converter a imagem para um único tom, como fazemos com o filtro “Preto-e-branco“, mas adicionar uma camada de cor à fotografia.
No Photoshop, o processo é feito com o “Filtro de fotos”, que não se limita à aplicação de sépia, mas também oferece filtros de temperatura de cor ou mesmo a sobreposição de qualquer tom sobre a imagem. Aprenda a utilizá-lo seguindo o passo a passo abaixo.
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando “Arquivo” > “Abrir” (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.
Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que será utilizada neste tutorial é a seguinte:
Aplicação de filtros como o “sépia” tem tudo a ver com fotos de casais ou momentos especiais, por isso escolhemos esta foto para exemplificar o funcionamento do filtro.
Passo 2: acesse o recurso “Filtro de fotos”
Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste “Filtro de fotos” através do comando de menu “Imagem” > “Ajustes” > “Filtro de fotos…” , (ou Image > Adjustments > Photo Filter…, se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui atalho de teclado.
Selecionando o comando de menu “Filtro de fotos…” em “Imagem” > “Ajustes” no Photoshop.
Passo 3: ajuste o recurso para aplicar o filtro
Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Filtro de fotos”.
Caixa de diálogo “Filtro de fotos”.
O “Filtro de fotos” é um ajuste capaz de aplicar uma camada de cor na imagem e modificar seu aspecto. Nesta janela, será possível escolher o tipo de filtro e densidade de sua aplicação:
“Filtro” (ou Filter, em inglês): são as predefinições mais usadas e que possuem padrões estabelecidos, como os diferentes filtros de aquecimento, resfriamento e o sépia;
“Cor” (ou Colors, em inglês): permite personalizar a cor exata que será utilizada como filtro. Ao selecionar esta opção e clicar sobre o quadro de cor, você será levado à caixa de diálogo de seleção de cor, onde poderá ajustar tom e iluminação;
“Densidade” (ou Density, em inglês): controla a intensidade da aplicação do filtro. Quanto maior a porcentagem, ou mais para a direta o ponto deslizante, mais densa a cor aplicada;
“Preservar Luminosidade” (ou Preserve Luminosity, em inglês): quando esta opção for marcada, a cor do filtro incidirá menos em áreas de maior luminosidade e preservará o brilho natural da foto. Ao desativar esta opção, o filtro vai “lavar” a foto com a cor selecionada;
Não se esqueça de deixar a caixa de seleção “Visualização” (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.
Em nosso exemplo, obtivemos resultados como estes:
Nas amostras acima, os filtros predefinidos foram aplicados com diferentes níveis de densidade, sempre marcando a opção “Preservar Lumiosidade”.
Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo “Filtro de fotos” e aplicar o ajuste. Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.