Empresa reuniu jornalistas nesta terça (23), na Califórnia. Novo tablet tem tela de 7,9 polegadas e está 23% mais fino.
A Apple apresentou nesta terça-feira (23), em evento na cidade de San José, na Califórnia, o iPad mini, com tela de 7,9 polegadas. A versão menor do tablet chegará aos Estados Unidos no dia 2 de novembro por a partir de US$ 329 – a pré-venda começa nesta sexta-feira (26).
O iPad mini tem 7,2mm de espessura e está 23% mais fino que o modelo tradicional. Tim Cook, presidente-executivo da companhia, subiu ao palco do California Theater, local onde acontece o evento, às 15h (horário de Brasília) para mostrar o novo dispositivo, que tem a mesma resolução do iPad 2 (1024×768), ou seja, os desenvolvedores não precisarão mudar nada.
O iPad mini tem processador A5 de dois núcleos, câmera FaceTime HD e câmera traseira iSight de 5 megapixels (MP), com gravação em 1080p. O aparelho, que virá em preto e branco, conta ainda com entrada Lightning e até 10 horas de uso de bateria. O iPad mini, com memória de 16 GB, custará US$ 329. Com 32 GB, o aparelho sairá por US$ 429. Já o modelo mais completo, de 64 GB, será vendido por US$ 519.
“O nosso tem case de alumínio, e o deles é de plástico e consegue ser mais pesado”, disse Philip Schiller, vice-presidente sênior da Apple, sobre o Nexus 7, tablet do Google. O iPad menor vai concorrer diretamente com o Kindle Fire, da Amazon, e o Nexus 7, que têm telas menores e são vendidos por preços bem inferiores ao iPad tradicional, de US$ 500 – os concorrentes saem por US$ 200.
4ª geração
Antes, a companhia apresentou a quarta geração do iPad tradicional, com o novo processador A6X. O novo tablet da Apple tem o dobro da capacidade de processamento e câmera frontal FaceTime HD 720p. O iPad de quarta geração tem 10 horas de bateria de vida útil e vai custar a partir de US$ 500, apenas com conexão Wi-Fi e 16 GB de memória. Com Wi-Fi mais conexão 4G LTE, o aparelho vai custar US$ 629. A quarta geração do iPad chegará aos EUA no dia 2 de novembro, e a pré-venda começa nesta sexta-feira (26).
Pro de 13 polegadas (Foto: Reprodução)
Novos MacBooks
No início do evento, a companhia apresentou as novas versões dos MacBooks. O novo MacBook Pro de 13 polegadas ficou 0,75 polegadas ou 20% mais fino. Segundo Schiller, o novo MacBook Pro conta com a tela Retina Display, se tornando o segundo computador com maior resolução do mundo (2,560 x 1,600). O aparelho perde apenas para o MacBook Pro de 15 polegadas, conforme o executivo.
O novo notebook tem ainda câmera FaceTime HD com resolução 720p para gravação e conta com sete horas de uso de bateria. As outras configurações do aparelho são a memória flash de até 768 GB, 8 GB de RAM, Core i5 ou i7 Ivy Bridge e placa Intel HD Graphics 4000. O novo MacBook vai custar US$ 1,7 mil no modelo mais básico, com 2.5GHz i5, 8 GB de RAM e 128 GB de SSD. O aparelho, US$ 500 mais barato que o MacBook de 15 polegadas, já está disponível para venda nos EUA.
Schiller também apresentou o novo iMac com 5mm de espessura. O modelo com tela de 21,5 polegadas tem resolução de 2,560 x 1,440 pixels, e a versão de 27 polegadas tem resolução de 1,920 x 1,080 pixels. Conforme Schiller, o novo iMac tem 75% menos reflexos e, assim como os outros Macs, possui câmera FaceTime HD de resolução 720p.
O novo iMac conta ainda com processadores Core i5 ou i7, memória flash de até 768 GB e 32GB de RAM. O aparelho possui quatro portas USB 3.0 e três Thunderbolt. Nos modelos mais básicos – 2.9GHz i5 e 8 GB de memória RAM de 1TB HD –, o novo iMac de 21 polegadas começará a ser vendido em novembro por US$ 1,3 mil, e a versão de 27 polegadas chegará por US$ 1,8 mil.
Números
Na abertura do evento, Cook apresentou alguns números da companhia. “Vendemos mais de 5 milhões de unidades do iPhone 5 no primeiro fim de semana. Isso é fantástico. Ele foi o iPhone mais vendido no primeiro fim de semana, e o telefone mais vendido em um fim de semana de lançamento”, disse.
Conforme o executivo, 200 milhões de dispositivos já foram atualizados para o iOS 6. “iOS 6 e Mountain Lion foram projetados para permitir que dispositivos Macs e iOS funcionassem juntos sem problemas”.
Cook também revelou que mais de 3 milhões de iPods foram vendidos e 300 bilhões de iMessages (serviço de mensagem da Apple) foram enviadas desde que a plataforma foi lançada. “No momento, estamos enviando 28 mil iMessages por segundo, talvez ainda mais agora”.
Sobre a App Store, o executivo disse que hoje estão disponíveis 700 mil aplicativos para iOS, sendo que 275 mil apenas para iPad. No total, já foram feitos 25 bilhões de downloads. No total, já foram pago US$ 6,5 bilhões para os desenvolvedores dos programas.
Cook ainda apresentou a nova versão do iBooks, que agora está integrada ao iCloud. De acordo com o executivo, é possível também compartilhar frases do livro diretamente do aplicativo no Twitter e Facebook. O iBooks tem disponível hoje 1,5 milhão de livros, e já foram feitos mais de 400 milhões de downloads.