Clonando o conteúdo de um disco (HD ou USB) para outro no MAC(osX)

Segue agora um tutorial de como efetuar esse processo de clonagem de um dispositivo de Armazenamento para outro em passos simples utilizando o Mac(osX) pelo Terminal:
No exemplo estarei efetuando a cópia de um pendrive para outro, para isso inicialmente precisamos iniciar o Terminal e executar alguns procedimentos, segue abaixo:

  1. Pressione as teclas COMMAND + Espaço para abrir o Busca do Spotlight e digite Terminal.
  2. Após abrir o terminal digite o comando:
diskutil list

Obs.: Este comando é utilizado para visualizar os caminhos dos dispositivos de armazenamento em seu computador:
Utilitário dd e diskutil no Mac OS X
Note que os pendrives foram identificados como /dev/disk1 e /dev/disk2 (“BÓSON”, que será o drive de origem, e “KINGSTON”, que é o destino). O disco /dev/disk0 é meu HD interno, onde o sistema está instalado – você pode conferir isso facilmente consultando a coluna SIZE, que traz os tamanhos das partições listadas.

Clonando os pendrives com dd

Agora vamos executar o utilitário dd para realizar a clonagem. Sua sintaxe é como segue:

sudo dd if=/dev/pendrive_origem of=/dev/pendrive_destino conv=notrunc

Em nosso exemplo, o comando será:

sudo dd if=/dev/disk1 of=/dev/disk2 conv=notrunc

Pode ser que seja solicitada uma senha para prosseguir com a operação – digite a senha de seu próprio usuário, e pressione enter. Aguarde enquanto a clonagem é realizada.
ATENÇÃO: tome extremo cuidado ao digitar o comando de clonagem, para não inverter a ordem dos pendrives / HDs. Caso sejam invertidos, você perderá todo o conteúdo do dispositivo que pretendia copiar.
Após o término do processo de clonagem, devemos desmontar os pendrives. Usaremos o comando unmountDisk para realizar esse procedimento, cuja sintaxe pode ser vista a seguir:

diskutil unmountDisk /dev/[pendrive]

onde [pendrive] é o arquivo de dispositivos correspondente ao pendrive. Em nosso exemplo, devem ser emitidos os comandos como segue (um para cada dispositivo):

diskutil unmountDisk /dev/disk1
diskutil unmountDisk /dev/disk2

Problemas

Eventualmente pode ser exibido um erro com a mensagem “Resource Busy”. Para contorná-lo, é necessário desmontar o volume USB correspondente, porém sem ejetar a mídia. Para realizar essa operação, abra o Utilitário de Disco do Mac, selecione o volume desejado no painel do lado esquerdo da janela, e clique em “Desmontar”.
 
Espero ter ajudado…  😉