Como acelerar a inicialização do Windows 10

Quem viveu a era dos Windows anteriores, lembra bem da rotina: chegar no escritório, ligar o PC e ir tomar um café enquanto o Windows completa a inicialização.
Embora a Microsoft venha agilizado esse processo a cada nova versão do sistema operacional até chegar no Windows 10, ainda existe uma configuração escondida nele que pode deixá-lo ainda mais rápido.
O recurso chama-se “inicialização rápida” e funciona como uma mistura de reiniciar e hibernar: ou seja, seu computador “desliga”, mas não desliga como antigamente e armazena arquivos importantes e outras informações relevantes em um arquivo de hibernação para voltar a estar operacional de forma mais ligeira. Essa funcionalidade não funciona para reinicializações, mas, para quem desliga o PC em um dia para religar no outro, é uma diferença significativa.
Para ativar a inicialização rápida, você precisa acessar o menu de Configurações do Windows 10 pelo caminho que achar mais fácil. Em Configurações vá em Sistema | Energia e suspensão. Outra forma de chegar aqui é acionando o atalho Windows + X para ativar o menu de opções escondido no botão Iniciar e escolhendo Opções de Energia.
Você vai precisar clicar em Configurações de energia adicionais para seguir em frente. Depois, acesse a opção Escolher a função do botão de energia no menu lateral:

Logo abaixo, na área de Configurações de desligamento, certifique-se de que está marcada a opção Ligar inicialização rápida:
fast-startup-02
Se essa opção estiver desabilitada, você pode habilitá-la (e outras na mesma área), clicando na opção Alterar configurações não disponíveis no momento.
E, enquanto você está nessa tela mesmo, você pode escolher alterar as configurações do próprio botão de desligar.
Agora que você já ativou a inicialização rápida, vai ter que arranjar outra desculpa para aquele cafezinho matinal…