Cartões microSD são quase onipresentes atualmente, já que são compatíveis com boa parte dos smartphones à venda por aí. São uma solução simples e rápida de ampliar o espaço interno do aparelho, e muitas vezes duram mais do que o próprio smartphone. Mas como formatá-lo para utilização em outro modelo?
É possível, sim, formatar um cartão microSD utilizando as próprias ferramentas dos sistemas operacionais (Linux, macOS ou Windows). Mas há um programa mais eficiente, e até mesmo mais seguro: o SD Formatter. Vamos explicar aqui como utilizá-lo.
Baixando o SD Formatter
O primeiro passo é baixar o programa, que você pode fazer através deste link (ou deste, para macOS). É um download pequeno, com alguns poucos megabytes.
Agora, basta instalá-lo, aceitando os termos da licença e esperando o processo completar.
Feito isso, vamos mostrar como ele funciona.
Como usar
Pois bem, essa é a janela inicial do SD Formatter:
Estamos usando um cartão microSD de 32 GB como exemplo, conectado com um adaptador. Há duas opções aqui: o Quick format e o Overwrite format.
A primeira opção é a mais prática, limpando o cartão microSD rapidamente. Já a segunda opção é mais severa, fazendo um pente fino nos blocos de dados. É como se o Thanos estalasse os dedos duas vezes, deixando o cartão microSD praticamente novo. Trata-se de uma opção mais segura, já que garante que seus dados pessoais não serão recuperados por ninguém. E exatamente por isso o processo pode demorar um pouco.
Quando terminar, basta plugá-lo em um novo smartphone e começar a usar.
Conclusão
Por que recomendamos o SD Formatter? Simples: ele faz um excelente trabalho, já que foi criado pela SD Association exatamente para esse propósito. E faz esse bom trabalho de forma bastante intuitiva. Além disso, funciona também com praticamente qualquer armazenamento externo da mesma maneira, como pendrives e discos rígidos.