Você já viu aqui no Canaltech como criar texturas usando os filtros de pixelização, usando efeitos que criam uma nova unidade composição na imagem, seja com polígnos, pontos ou “super-pixels”. Hoje continuaremos a abordar a criação de texturas, mas desta vez com um toque 3D.
O tema deste tutorial é o filtro “Extrusão” do Photoshop, capaz de criar texturas com perspectiva sobre qualquer imagem. Para aprender, é só acompanhar nosso passo a passo abaixo.
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja aplicar o efeito através do comando “Arquivo” > “Abrir” (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.
Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:
A imagem escolhida para o tutorial possui uma boa variedade de cores, o que permitirá distinguir melhor os blocos do efeito de extrusão.
Passo 2: acesse o efeito de “extrusão”
Agora que selecionamos a imagem, vamos abrir o filtro “Extrusão” através do comando de menu “Filtro” > “Estilização” > “Extrusão…” (ou Filter > Stylize > Extrude…, se você utilizar a versão em inglês).
Selecionando o comando de menu “Extrusão” em “Filtro” > “Estilização” no Photoshop.
Passo 3: configure a extrusão na imagem
Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Extrusão”.
Caixa de diálogo “Extrusão”.
Nesta janela, será possível ajustar o efeito de extrusão através das seguintes opções:
Tipo (ou Type, em inglês): diz respeito ao tipo de objeto que será usado para compor a imagem: Blocos (Blocks) ou Pirâmides (Pyramids). Seja qual for sua escolha, esses elementos funcionarão como “pixels” para a imagem;
Tamanho (ou Size, em inglês): determina o tamanho de cada um dos elementos selecionados na opção anterior, individualmente. Quanto maior o número, maior será o bloco ou pirâmide que irá compor a imagem;
Profundidade (ou Depth, em inglês): determina a profundidade de cada um dos elementos selecionados na opção anterior, individualmente. Quanto maior o número, mais saltado ficará o bloco ou pirâmide que irá compor a imagem. Aqui também é possível selecionar o método de variação da profundidade (uma vez que se todos os elementos tiverem a mesma profundidade, eles ficarão no mesmo plano e, portanto, não será possível distinguí-los). É possível selecionar entre Aleatório (ou Random), que determinará aleatoriamente a profundidade de cada objeto, ou Com Base em Níveis (ou Level-based), que determinará a profundidade de acordo com o nível de luminosidade de cada área da imagem;
Faces Frontais Sólidas (ou Solid Front Faces, em inglês): caso esteja selecionada, esta opção fará com que cada bloco tenha uma única cor, ao invés de manter o recorte original da imagem. Esta opção é útil quando se deseja criar uma textura mais limpa e desconectada da imagem original e só pode ser usada quando o “Tipo” for selecionado como “Bloco”;
Mascarar Blocos Incompletos (ou Mask Incomplete Blocks, em inglês): caso esteja selecionada, esta opção fará com que as extremidades da imagem, cujos blocos ou pirâmides ultrapassem os limites da imagem, deixem de receber o efeito, preservando assim a imagem original e plana nestas áreas.
Dica: como o filtro “Extrusão” não possui pré-visualização da aplicação do efeito, você precisará aplicar o efeito sempre que quiser testar uma opção diferente ou um outro número de tamanho e profundidade. Para auxiliar neste processo, utilize o comando “Editar” > “Desfazer” (ou Edit > Undo, se você utilizar a versão em inglês), que também funciona pelo atalho de teclado Ctrl + Z. Se preferir um controle mais extenso sobre as alterações, você pode utilizar a paleta Histórico localizada na barra lateral direita da janela do Photoshop.
Assim que fizer todos os ajustes, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo “Extrusão” e aplicar o ajuste. Em nossa imagem de exemplo, tivemos os seguintes resultados:
Nesta imagem utilizamos as configurações: Tipo “Blocos”, Tamanho “30”, Profundidade “30” e “Aleatório”, com Faces Frontais Sólidas e Mascarar Blocos Incompletos desabilitados.
Nesta imagem utilizamos as configurações: Tipo “Pirâmides”, Tamanho “30”, Profundidade “30” e “Aleatório”, com Mascarar Blocos Incompletos desabilitados.
Nesta imagem utilizamos as configurações: Tipo “Blocos”, Tamanho “15”, Profundidade “30” e “Aleatório”, com Faces Frontais Sólidas habilitado e Mascarar Blocos Incompletos desabilitado.
Como sempre, não se esqueça de salvar as alterações na imagem através do comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.