Deepin OS: sistema operacional gratuito reúne os melhores recursos encontrados no Windows e no Mac OS X (Download disponível)

Download DeepinOS
Faça aqui o download do Deepin OS

Durante muitos anos o GNU/Linux foi considerado o sistema operacional destinado a profissionais ou estudantes de informática. Essa reputação pouco contribuiu para que os usuários que querem apenas usar um computador para realizar as suas tarefas se interessassem pelo assunto. Alguns mitos sobre o sistema do pinguim já não fazem mais sentido, as supostas dificuldades de operação, instalação de programas, ausência de games, e a carência de suporte técnico não devem servir como entraves que possam inibir a adoção de uma excelente alternativa aos sistemas operacionais comerciais. A coluna Tira-dúvidas já apresentou analises sobre as distribuições GNU/Linux mais populares entre os entusiastas de software livre.  
Nessa coluna será apresentada uma distribuição novata que tem chamado a atenção pelo seu visual, e facilidade de uso. 

Sobre o sistema
O Deepin OS, disponível para download nesse link aqui, é uma distribuição desenvolvida na China sob a plataforma do Debian (uma das mais antigas distribuições GNU/Linux) com o intuito de tornar definitivamente o Linux um sistema acessível para os usuários iniciantes. Isso não significa que os usuários veteranos também não possam adotá-la como seu sistema operacional principal. 

A interface gráfica amigável contribui com a usabilidade, e parece que a equipe de desenvolvimento do Deepin OS conseguiu reunir os recursos mais interessantes disponíveis no Mac OS X e no Windows 10 – o que pode representar um grande facilitador para quem esta usando o sistema pela primeira vez. Além de uma interface rica em detalhes e colorida. O conceito de navegação entre as funções do sistema é mais intuitivo, se comparado com outras distribuições GNU/Linux destinadas ao desktop.

Entre as vantagens de se instalar o GNU/Linux, o destaque não se deve a sua gratuidade, mas ao excelente desempenho e a segurança do sistema. Os leitores que estão a procura de uma alternativa de sistema imune a vírus, certamente o Deepin OS irá atender essa necessidade. Os sistemas operacionais baseados no GNU/Linux não são infectados por vírus, e por esse motivo não será preciso instalar um programa de antivírus. O que proporciona uma melhora no desempenho do PC, principalmente em computadores mais antigos.

Devido a sua interface moderna, e repleta de recursos visuais o Deepin OS não é considerado uma distribuição leve. Mas se comparado com o Windows 10, é possível usar o sistema operacional confortavelmente com a metade dos requisitos mínimos necessários para executar o sistema da Microsoft. Os usuários que possuírem computadores da Apple que não forem mais suportados pelas versões mais atuais do Mac OS X, poderão atualizar os seus equipamentos. Nesse caso,  a semelhanças com a interface do Mac OS X poderá favorecer a adaptação. 

Os programas pré-instalados por padrão permitem que o PC esteja pronto para o uso, e por esse motivo não será preciso preocupar-se com a instalação de tocadores de MP3, players para assistir vídeos, editor de texto, planilha eletrônica, etc. E se for preciso instalar mais programas, o sistema conta com uma loja própria de aplicativos que podem ser baixados com um clique do mouse. Mesmo com toda essa facilidade, os usuários avançados que preferirem recorrer os outros métodos de instalação de programas e pacotes do Linux, não enfrentarão nenhum tipo de problema. Em situações em que for preciso instalar programas específicos do Microsoft Windows, já vem habilitado o Crossover – biblioteca que possibilita instalar programas nativos do Windows no Linux. Para os gamers, o sistema oferece suporte a plataforma Steam de games de ultima geração além dos títulos disponíveis na loja virtual de aplicativos do sistema. 

Conclusão
O Deepin OS é um sistema operacional completo, e pode atender a qualquer perfil de usuário. Ele possui um excelente desempenho mesmo em computadores antigos e pode servir como alternativa ao Windows e o Mac OS X sem que a produtividade e diversão sejam comprometidas.

Fonte: G1

Link da Notícia: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/deepin-os-sistema-operacional-gratuito-reune-os-melhores-recursos-encontrados-no-windows-e-no-mac-os-x.html