oda esta mágica é feita sem maiores complicações com a quase milagrosa ferramenta YUMI. Confira os detalhes!
Normalmente é preciso gastar um CD ou DVD para preparar a mídia de instalação dos sistemas operacionais ou de inicialização dos sistemas Live. O ponto negativo disto é que a mídia ficará dedicada apenas àquele sistema operacional, não podendo ser atualizada com novas versões ou até mesmo outro conteúdo, a menos que seja um CD ou DVD regravável.
Para driblar este problema e o custo decorrente, é possível fazer a preparação do conteúdo de instalação em um pendrive, que pode ser facilmente regravado e atualizado sempre que for necessário. Mas usar um pendrive para instalar apenas um sistema operacional e deixá-lo dedicado para isto também não parece tão interessante.
Com este tutorial, você verá como deixar o seu pendrive pronto para instalar Windows, Linux e também para usar as famosas distribuições Live; ótimas para quem quer testar um sistema, mas sem instalar. Confira abaixo os passos necessários para a criação do pendrive de boot.
Escolha o sistema que vai instalar, a partir do menu principal do pendrive
Preparando o pendrive
1. Escolha um pendrive com o tamanho igual ou superior a todos os discos de instalação que você deseja adicionar a ele. Antes de prosseguir, conecte o pendrive ao PC e faça backup das informações pois tudo será apagado durante o processo.
2. Separe as imagens ISO dos discos em uma pasta de seu PC para facilitar a localização, sejam elas de instalações Windows ou Linux. Caso não tenha a imagem ISO, apenas o CD ou DVD gravado, é possível obtê-la com o ImgBurn. Para isto, insira o CD ou DVD no disco e adicione a opção “Create image file from disc” da ferramenta.
3. Baixe e execute o Yumi, não precisa de instalação.
4. Já com o YUMI aberto, selecione a unidade que representa o pendrive, logo abaixo de “Step 1”. No caso deste exemplo, é a unidade “G:”.
5. Marque também a opção “Format” para excluir todo o conteúdo do pendrive, evitando assim possíveis incompatibilidades.
6. Na lista, abaixo de “Step 2”, indique o tipo do sistema operacional que deseja adicionar ao pendrive. Neste caso, selecionamos o “Windows Vista/7/8 Instaler” para a instalação do “Windows 8 Consumer Preview”.
7. Clique no botão “Browse”, logo abaixo de “Step 3” e selecione o local em que está a imagem de instalação do sistema operacional. Selecione a imagem do CD ou DVD (no formato ISO) e clique no botão “Abrir”.
8. Observe que o caminho da imagem ficou na cor verde, indicando que está tudo certo. Clique no botão “Create” para iniciar a transferência da instalação para o pendrive.
9. O YUMI avisará que todo o conteúdo do pendrive será perdido e que o setor de inicialização do pendrive também será substituido. Clique em “Sim” para continuar.
10. Aguarde enquanto o YUMI descompacta os arquivos de instalação do sistema e os transfere para o pendrive. A descompactação é necessária apenas para a instalação das versões do Windows.
11. Quando aparecer “All Finished, process is complete”, clique no botão “Close”.
12. Neste momento, a ferramenta pergunta se você deseja adicionar mais discos de instalações ao pendrive. Isso pode ser feito agora com a opção “Sim” ou depois com a opção “Não”, que encerra a ferramenta.
13. No exemplo, prosseguiremos com a opção “Sim” para adicionar também o sistema Ubuntu 12.04 ao pendrive. Baixa a imagem do sistema e adicione na mesma pasta em que estava a imagem do Windows, caso deseje.
14. Procure e selecione o sistema “Ubuntu 12.04” na lista de sistema. Como a imagem ISO está na mesma pasta que a outra usada pelo Windows 8, a ferramenta detectou tudo automaticamente.
15. Clique no botão “Create” para prosseguir. Aguarde até a conclusão do processo e clique no botão “Close”.
16. Repita do passo 12 até o 15 para todos os sistemas que deseja adicionar ao pendrive. Lembre-se de conferir sempre se ele realmente tem espaço disponível para todos os instaladores. Neste caso, clicaremos agora em “Não” para finalizar o processo
17. Caso o sistema que deseja instalar não apareça na lista, siga até o final e selecione a opção “Try an Unlisted ISO” e selecione a imagem de instalação. Contudo, é preferível procurar o sistema na lista para evitar problemas de compatibilidade.
Usar o pendrive
Depois de fazer o processo anterior, insira o pendrive no PC em que deseja instalar o sistema, ou usá-lo como Live, reinicie a máquina e siga os passos:
1. No menu principal de inicialização do YUMI existem as opções:
- Continue to Boot from First HD – desconsidera o pendrive de boot e inicializa pelo HD da máquina;
- Other Operating Systems and Tools – usado para fazer a instalação de sistemas Windows previamente configurados no dispositivo;
- Linux Distributions – permite inicializar através das distribuições Linux presentes no pendrive.
2. De acordo com nosso exemplo, de configuração do instalador do Windows 8 Consumer Preview, é preciso seguir pela opção “Other Operating Systems…”. Isso exibirá a seguinte tela:
3. Neste momento, basta selecionar a opção “Windows Vista/7/8” e apertar “Enter” para inicializar o disco deste sistema.
4. Como foi configurada a distribuição Linux Ubuntu, no exemplo, ao acessar “Linux Distribuitions” será exibida a seguinte tela:
Repare que o menu reservado ao Linux também traz a distribuição SliTaz, previamente configurada.
5. Ao selecionar a distribuição Ubuntu e apertar “Enter”, a ferramenta logo exibe um menu perguntando se desejamos rodá-la em modo Live ou de instalação. Isto apenas é possível pois selecionamos “Ubuntu 12.04” na hora de gerar o pendrive (passo 14 da sessão anterior).
Dicas
1. Para adicionar novos sistemas ao pendrive, sem prejudicar os já instalados, desmarque apenas a opção “Format…” antes de realizar o processo descrito acima.
2. É possível remover um sistema do pendrive com a opção “Remove an installed system”.
3. Caso o PC que você deseja usar não suporte pendrive de instalação, mas tenha uma porta USB, basta gravar um disco de boot com a imagem do PloP Boot Manager (usando o ImgBurn). Depois, é só inicializar o PC com o CD do PloP na unidade e o pendrive conectado e selecionar a opção USB.
4. O YUMI também é compatível com CDs de recuperação do sistema. Confira a matéria com os principais aplicativos de manutenção do sistema.
5. Adicione também ao pendrive os drivers e ferramentas que costuma usar na instalação dos sistemas, caso ainda tenha espaço disponível. É só não sobreescrever os arquivos e pastas criados pelo YUMI, assim tudo rodará perfeitamente e os arquivos estarão disponíveis na pasta que você indicar.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/descubra-criar-pendrive-de-boot-capaz-de-instalar-varios-sistemas-operacionais.html#ixzz21fO0WpJg