Download: Windows 8 Beta – Consumer Preview

Clique para fazer download do Windows 8

O Windows 8 Beta é a versão de testes do novo sistema operacional da Microsoft. Criado para operar em diversos gadgets, como desktops, notebooks e tablets, ele oferece uma nova experiência de uso em uma interface toda reformulada, agora chamada de “Metro”.
O sistema, inicialmente, é oferecido em 5 idiomas (inglês, chinês, alemão, japonês e francês). Na versão 32 bits, tem cerca de 2,5 GB de tamanho. E na de 64, um pouco mais de 3 GB. Ou seja, chega um pouco voraz no espaço em disco.
Com o novo Windows 8, a proposta da Microsoft é de reinventar a maneira como o PC é usado, tirando o velho menu Iniciar – que opera desde o Windows 95 – e colocando em seu lugar a “Tela Iniciar”, uma interface com diversos atalhos para aplicativos, redes sociais, ou informações como a previsão do tempo. Essa mudança se deve ao fato da versão ser também pensada para ser sensível ao toque, e a ideia é que o usuário utilize a interface “Metro” como ponto de partida para qualquer atividade no sistema, seja ela em um desktop, notebook ou tablet.
O Internet Explorer 10, em específico, já funciona em interface Metro. O navegador consegue ocultar barra de endereços e outros recursos e é capaz de funcionar em tela cheia. Além disso, o gerenciador de tarefas sofreu algumas mudanças. O Painel de Controle também chegou com novidades, como a capacidade de executar reinicializações rápidas sem afetar arquivos já abertos no computador.
A barra de buscas interna do sistema também foi reformulada. Então, quando o usuário quiser digitar alguma coisa para fazer buscas, por exemplo, ele encontrará filtros a fim de refinar as pesquisas e facilitar o acesso a aplicativos e documentos.
O sistema também traz embutido o suporte à conexão USB 3.0, o qual é 10 vezes mais rápido que o USB 2.0, padrão atual. Outra novidade está no suporte a arquivos ISO e VHD. O Windows 8 lê o conteúdo de arquivos ISO criando uma unidade de CD/DVD virtual. Arquivos VCH também podem ser lidos como uma unidade virtual de disco rígido.
Outra novidade está na rápida inicialização do SO. A ideia é cortar em até 70% o tempo gasto durante o boot do computador. Então, o processo de boot deve acontecer em aproximadamente 10 segundos. Isso porque o Windows 8 não desliga a base do sistema, apenas o mantém em estado de hibernação.