Guia do Twitter

Veja dicas para usar melhor o microblog


Com cerca de 200 milhões de usuários, o Twitter é um dos nomes mais fortes na área de redes sociais, atrás apenas do Facebook. Um dos principais atrativos do serviço é a capacidade de disseminar rapidamente as informações publicadas.
Além de servir como meio de acompanhar as atividades de amigos, o Twitter também pode ser usado para se manter informado, seguindo perfis de sites de notícias e participar de promoções.

Como criar uma conta no Twitter

O primeiro passo para aproveitar o Twitter é criar uma conta no serviço. Veja como fazer isso a seguir.
1. Acesse o site do Twitter;
2. Na área “Novo no Twitter?”, preencha os campos solicitados e clique em “Inscreva-se”;
 

Foto: Reprodução
 

3. Na página seguinte, o Twitter verificará os dados inseridos. O Twitter sugere ainda um nome de usuário, mas é possível alterar para qualquer outro que se tenha em mente e que ainda não tenha sido utilizado;
4. Clique em “Criar minha conta” caso concorde com os termos e condições;
5. Uma lista de usuários dividida por assunto será exibida. Caso não tenha interesse em seguir nenhum dos usuários sugeridos, clique em “Próximo Passo: Amigos”, na parte inferior, para prosseguir;
6. Nesta etapa seguinte uma lista de serviços (Gmail, Yahoo!, Linkedin, Messenger e outros) surgirá. Com os serviços escolhidos, o Twitter verifica quais de seus contatos já têm conta no serviço e sugere adicioná-los. Caso não queira usar este recurso clique em “Pular importação”;
7. Abra o e-mail informado no passo 2 e clique no link de confirmação de criação de conta que foi enviado pelo Twitter;
8. Pronto, agora é só começar a seguir outros usuários e/ou publicar suas mensagens.

Como personalizar sua página no Twitter

Além de ser possível personalizar aspectos estéticos (fotos do perfil, imagem de fundo e outros) do seu perfil do Twitter, também existe a possibilidade ajustar outras configurações. Para fazer isso, clique no seu nome de usuário no canto direito superior e selecione “Configurações”.
As abas trazem uma série de ajustes para sua conta. A seguir o iG mostra os mais úteis.
 

Foto: Reprodução
 

Conta
Essa aba é usada para trocar o idioma do serviço, indicar a localização geográfica dos tweets ou torná-los privados e desativar a conta, entre outras funções. Um recurso que merece destaque é o que habilita a conexão HTTPS, mais segura do que a conexão convecional. Para fazer isso, marque a caixa”Sempre usar HTTPS”.
Após ter feito a configuração desta aba clique em “Salvar” no fim da página.
Notificações
Nesta aba é possível escolher que tipo de notificações devem ser enviadas por e-mail das atividades em sua conta (Ex.: quando alguém novo lhe seguir ou receber uma mensagem direta).
Perfil
Coloque neste local o seu nome verdadeiro para que seus amigos possam encontrá-lo mais facilmente. É possível informar também seu país de origem, o endereço web de seu site ou blog e escrever uma pequena descrição biográfica.
 

Foto: Reprodução Ampliar
 

Aparência
Personalize a sua tela de fundo assim com a cor do design do seu perfil. Quem não quiser usar os fundos oferecidos pelo Twitter pode usar uma imagem própria, Para fazer isso, clique em “Alterar imagem de fundo” , selecione “Browse” e aponte o local da imagem desejada.
Note que a imagem não deve ultrapassar 800k e deve estar nos formatos GIF, JPG ou PNG.

Conheça os tipos de mensagem do Twitter

Saber diferenciar as mensagens do Twitter é fundamental para evitar gafes no microblog. A seguir, o iG explica a diferença entre os tipos de mensagem.
Tweet
Os tweets são as mensagens públicas do Twitter. Qualquer usuário, seguidor ou não, pode vê-las. Para publicar um tweet simplesmente escreva o que desejar no campo “O que está acontencendo?” da página inicial e clique em “Tweetar”.
Se quiser adicionar uma imagem ou sua localização geográfica ao texto, basta clicar nos botões representados respectivamente por uma câmera fotográfica ou uma mira (alvo).
DM (direct message)
A DM funciona como uma mensagem de e-mail comum. Somente o destinatário pode ver o conteúdo delas. Uma cópia da mensagem permanece na área “Mensagens” do seu perfil. As mensagens diretas podem ser também consideradas um tweet privado e só podem ser enviadas aos seus seguidores. Para usá-la faça o seguinte:
1. Selecione a aba “Mensagens” no menu horizontal;
2. Clique em “Nova Mensagem”;
3. Selecione o seguidor que deseja enviar a DM e escreva a mensagem.
4. Clique em “Enviar”.
RT (Re-tweet)
Basicamente RT é o termo usado para se referir ao reencaminhamento de mensagens de outro usuário. Para usar este recurso basta clicar em “Retweetar” na mensagem de outra pessoa que deseja compartilhar com seus seguidores.
Para desfazer um retweet basta clicar em “Desfazer retweet” no mesmo local onde foi feito.
@resposta (reply)
Quando quiser enviar um tweet direcionado ou uma resposta em relação a algum tweet feito por um usuário, basta começar seu tweet com @usuário (ex.: @lucioribeiro Qual sua banda indie favorita?).
 

Foto: Reprodução
 

Menções (@usuário)
No Twitter é possível mencionar usuários do microblog em um tweet. Para isso, basta incluir uma arroba antes do nome do usuário (por exemplo, Eu indico as dicas de tecnologia de @maucoelhoiG para @lucioribeiro.). A utilidade em se fazer isso é que o usuário mencionado receberá uma notificação de onde e por quem foi citado.

O que são e como funcionam as hashtags

No Brasil, uma das hashtags mais famosas dos últimos tempos foi a #calabocagalvao durante a última Copa do Mundo. Mas afinal para que serve este termo tão comentado em programas de televisão e usado diariamente no Twitter?
Uma hashtag nada mais é do que um agrupador dos tweets relacionados a um determinado assunto. Este recurso facilita a disseminação de um tópico, assim como organiza o acompanhamento do conteúdo e discussões feitas em relação ao tema colocado em pauta.
Por isso, as hashtags são muito usadas em convenções e palestras, onde tudo que está para acontecer ou já aconteceu é comentado em tempo real. E os usuários interessados no assunto podem se atualizar rapidamente através do buscador do Twitter.
 

Foto: Reprodução Ampliar
#calabocagalvão fez sucesso durante a Copa

Para criar uma hashtag basta colocar no seu tweet o símbolo # mais uma descrição do assunto (ex.: “aprenda a usar o Twitter com o #tutorialtwitter e aproveite para fazer perguntas” ou “nós do Brasil #amamosgatos”, e assim por diante).
Tente sempre ser breve pois as hashtags consomem parte dos 140 caracteres que o Twitter oferece para escrever mensagens. Evite criar uma nova hashtag em cada tweet. Faça sempre uma busca para verificar se já existe tal hashtag ou alguma variação semelhante do nome do tópico a ser criado. O exagero de uso deste recurso faz com que perca sua força principal de concentrar um conteúdo num local só.

O que são e como funcionam os Trending Topics

A tradução ao pé-da-letra de Trending Topic (TT) é tópico em tendência. Mas o termo usado na versão em português, “Assuntos do Momento”, explica melhor o conceito. Quando alguém diz que tal assunto é TT da semana, isto quer dizer que o número de tuítes com uma hashtag ou palavra(s) relacionada(s) a este tópico tem sido disseminada por um vasto número de pessoas num determinado período. Quando isso acontece, o assunto entra para um ranking do Twitter de assuntos mais populares e se torna um trending topic.
Não adianta tuitar muitas vezes uma hashtag para entrar no TT, pois isto depende da disseminação entre diferentes usuários e outras variáveis calculadas por algoritmos do Twitter.
 

Foto: Reprodução
Trending Topics mede popularidade dos assuntos no Twitter

Algumas empresas já realizaram sorteios de iPads para aqueles que colocassem ao fim do seu tweet a hashtag “# + nome da empresa”. O sucesso foi tanto que além de o nome da empresa entrar para o trending topics, o sorteio teve que ser antecipado devido ao imenso número de participantes da promoção.
Em 2010 o Twitter adicionou uma função para selecionar a exibição dos TTs por localização. É possível filtrar os TTs por país ou por cidades (apenas algumas grandes cidades têm TTs específicos). Para usar esse filtro, faça o seguinte:
1. Na área de “Assuntos do Momento” no canto direito clique em “alterar”;
2. Selecione o país desejado. Caso estejam disponíveis, surgirão também Trending Topics de cidades.

3.
Clique no “X” no canto superior direito para fechar a janela.

Como criar listas de amigos no Twitter

O recurso de listas é útil quando o número de número de pessoas seguidas no Twitter fica muito grande. Ele permite organizar os contatos em grupos de usuários (família, amigos, trabalho etc.) e reúne os tweets desses usuários em um só lugar.
Além disto a criação de listas permite acompanhar os tweets de pessoas que você não segue, assim como listas criadas por outros usuários. Este último com a vantagem de não ser preciso seguir individualmente os usuários de listas criadas por terceiros. Aproveite também este recurso para indicar grupos de usuários que você segue e acha que possam ser interessantes para seus leitores do Twitter.
Para criar listas, editá-las, inserir/remover usuários e usar outras funções, siga os procedimentos descritos neste link da central de ajuda do Twitter.

Como usar o Twitter no celular

Muitas pessoas não ficam mais do que dez minutos sem tuitar e precisam atualizar suas contas a partir de qualquer lugar. Já outros usuários, com objetivos profissionais, têm a necessidade de atualizar com rapidez seus seguidores a respeito de seus negócios.
Para atender esses usuários, o Twitter oferece várias formas de acesso a partir de celulares. Além do próprio Twitter, outras empresas produzem aplicativos que também podem ser usados para atualizar o microblog. A seguir, o iG mostra algumas das formas mais práticas para acessar o Twitter a partir de celulares.
Site
Quem tem um celular com navegador pode usar o Twitter no endereço http://mobile.twitter.com. Essa versão traz as principais funções do site convencional para computadores (tuitar, retuitar, enviar mensagens diretas e marcar favoritos).
Aplicativos
As versões oficiais dos aplicativos do Twitter para Android, iPhone, iPad, Blackberry e Windows Phone 7 podem ser encontradas neste link.
Aplicativos criados por outras empresas
Twittelator – Aplicativo gratuito para iPhone com praticamente todas as funções principais do Twitter, aliado com a possibilidade de criar e compartilhar temas. Além disto, o programa possui um recurso para publicação de mensagens no mural do Facebook.
TweetCaster – Considerado um dos melhores aplicativos de Twitter para o Android. Sua interface é muito amigável e rápida. Além das funções básicas, o aplicativo oferece armazenamento para leitura offline, notificações e encurtador de URL, entre outras funções. Também está disponível para iOS, Windows Phone e Blackberry.

Como integrar o Twitter com Facebook, YouTube e outros serviços

Atualmente é possível integrar o Twitter com outras redes sociais e sites de compartilhamento de fotos e vídeos. A seguir o iG mostra como usufruir deste recurso com alguns dos serviços mais populares da web.
Facebook
Existe um widget oficial que permite que amigos do Facebook vejam os tweets feitos no seu perfil do Twitter. As DM e @reply não serão publicadas no Facebook. Para configurar o widget faça o seguinte:
1. Acesse a página do widget neste link;
2. Clique em “Instalar Twitter no Facebook”;

Foto: Reprodução
Twitter e Facebook integrados

3. Uma nova página será exibida. Insira seu e-mail e senha nos campos devidos;
4. Clique em “Permitir” caso concorde com os dados que serão acessados pelo widget;
5. Marque a caixa de seleção “Facebook Profile” para que seus tweets sejam publicados no seu mural do Facebook. Se desejar que os tweets também sejam publicados em alguma Fan Page da qual você é o administrador selecione “Facebook Page” e aponte a página.
Linkedin
Quem usa redes sociais profissionalmente vai se interessar pela possibilidade de atualizar o status de sua conta do Linkedin por meio do Twitter e vice-versa. Para realizar a integração configure conforme abaixo:
1. Acesse seu perfil do Linkedin;
2. Clique no seu nome de usuário no canto direito superior;
3. Selecione “Configurações”;
4. No menu horizontal clique em “Mais” e selecione “Obter mais aplicativos”;
5. Clique no aplicativo “Tweets”;
6. No canto direito inferior clique em “Adicionar aplicativo”.
Youtube
Ao encontrar ou publicar algum vídeo interessante no Youtube compartilhe diretamente com seus seguidores. Efetue esta integração da seguinte maneira:
1. Acesse sua conta do Youtube;
2. Clique no seu nome de usuário no canto direito superior;
3. Selecione “Configurações” no menu “Minha Conta”;
4. No lado esquerdo clique em “Compartilhamento de atividade”;
5. Marque ou desmarque as caixas de seleção de quais atividades do Youtube deseja compartilhar;
6. Clique em “Conectar contas” ao lado do ícone do Twitter;
7. Clique em “Autorizar aplicativo” caso concorde com as permissões de acesso;
8. Escolha um vídeo, clique em “Compartilhar” e escolha o Twitter. Caso não apareça o ícone do microblog clique em “Exibir mais”;
9. Clique em “Tweetar” na nova página que abrirá.
Flickr
A integração com o Flickr permite que suas fotos sejam compartilhadas diretamente em seus tweets. Para ativar este recurso siga os passos abaixo:
1. Acesse sua conta do Flickr;
2. Clique em seu nome de usuário ao lado de “Conectado como” na parte superior da página;
3. Selecione a aba “Compartilhando & estendendo”;
4. Clique no “conectar” correspondente ao Twitter;
5. Clique em “Autorizar aplicativo” caso concorde com as permissões de acesso;
6. Escolha uma foto armazenada no Flickr, clique em “Compartilhar e selecione Twitter. Observe que o seu nome de usuário do Twitter aparece embaixo entre parênteses.
Foursquare
Quem tem conta neste microblog com geolocalização e quer manter seus seguidores do Twitter atualizados com as recomendações de lugares visitados deve seguir o procedimento abaixo.
1. Acesse sua conta do Foursquare;
2. No canto direito superior clique em “Settings”;
3. Na área ” Sharing with other networks” selecione “Add Twitter”;
4. Clique em “Autorizar aplicativo” caso concorde com as permissões de acesso;
5. Marque ou desmarque as caixas de seleção de compartilhamento de check-ins, badges ou Mayorships adquiridos.
 

Foto: Reprodução
 

Gerencie as integrações realizadas
Para gerenciar todos os aplicativos integrados, basta clicar em seu nome de usuário no canto direito superior, selecionar “Configurações” e ir na aba “Aplicativos”. Neste local será possível revogar o acesso de um aplicativo que não é mais utilizado.