São Paulo – Uma nova variante de malware ataca o sistema operacional Mac OS X por meio de uma vulnerabilidade no software Java.
Segundo a empresa Intego, o trojan identificado pela extensão OSX/Flashback.G invade o sistema por meio da falha no Java, erro identificado como “CVE-2011-3544”.
O malware consegue se infiltrar em máquinas que não fizeram a atualização da plataforma Java e engana o usuário ao instalar uma falsa aplicação. Caso o usuário esteja com seu sistema vulnerável, ao visitar uma página na web a instalação irá ocorrer sem intervenções.
Após ser instalado dentro do sistema, o malware baixa códigos de um servidor remoto e deleta os códigos originais. Então um downloader também é instalado para injetar códigos maliciosos em aplicações.
Desta forma, o criminoso consegue invadir a máquina e roubar dados sigilosos do usuário sem autorização. Segundo a empresa, um dos indícios de que o computador está infectado pode ser visto quando o browser começa a, aleatoriamente, fechar alegando problemas de instabilidade.
A empresa aconselha a todos os usuários Mac que façam a atualização da plataforma Java acessando a página oficial do produto e utilizem sempre um software de segurança para proteção extra.
WWDC 2020: Apple anuncia a troca de chips Intel por novos processadores
A WWDC 2020, evento de desenvolvedores da Apple, marcou o fim da linha para a Intel, que até