Resolução e Proporção do Monitor / Dispositivo de Vídeo

Encontre algumas informações sobre resolução e proporção

Saiba mais sobre a resolução e proporção do Monitor ou Dispositivo de Vídeo
Na nossa área de Papel de Parede já temos um detector de resolução para o seu monitor, porém caso queira saber como identificar a resolução e proporção de outra maneira, segue abaixo algumas informações que lhe serão úteis nesse processo.
– Resolução é estabelecido pela quantidade de pixels (pontos) tanto na vertical como horizontal, cada pixel é um ponto de uma imagem, portanto quanto maior a resolução melhor a qualidade da imagem. Para interpretarmos 800×600 então seria 800 pixels na horizontal e 600 pixels na vertical. Para cada resolução existe a proporção, que seria o formato da resolução da tela, existe um padrão estabelecido para monitores e dispositivos de vídeo, podemos então ter proporções que são mais quadradas (monitores 4:3) e proporções que são mais retângulares (monitores 16:10).
Podemos notar então que há monitores com formatos diferentes, o ideal para escolher a imagem de Papel de Parede é baixar na resolução nativa do monitor, ou então escolher algo próximo a ela.
Fique atento a proporção, pois ao escolher uma imagem de 4:3 para um monitor de 16:10 ou uma imagem de 16:10 para um monitor de 4:3, a imagem não ficará da forma esperada, ocorrendo cortes ou deformações (imagem esticada / achatada).
Segue abaixo os tipos de formatos com as resoluções / proporções existentes:
Formato Fullscreen 4:3 / 5:4 (quadrado)
– Os primeiros monitores de LCD, e os monitores de CRT (“tubo”) antigos, tem em sua maioria o formato quadrado com a proporção 4:3 ou 5:4, segue abaixo as resoluções nesse formato:

Formato Widescreen 16:10 / 16:9 (HD ou Cinema)
– Muitos dos monitores atuais com tecnologia LCD / LED possuem o formato Widescreen com a proporção 16:10 ou 16:9. segue abaixo as resoluções nesse formato:
Obs.: Televisores de LCD / LED em HD tem a proporção 16:9
* Notebooks e Netbooks atuais possuem a resolução 16:10 ou 16:9 também.

Formato Dual Screen (Dois Monitores)
– Essa resolução de imagem é utilizada para computadores que utilizam dois monitores, neste caso a resolução dobra na largura da imagem, segue abaixo as resoluções disponíveis:
Obs.: Note que a resolução 2048×768 são dois monitores de 1024×768 *2 = 2048×768.

Formato Mobile (Dispositivo Móvel)
– Há resoluções específicas para dispositivos móveis também, segue abaixo algumas dessas resoluções:

Dicas incríveis para carreira de TI

Essas dicas, serão importantíssimas para você que já está na área e principalmente para quem está ingressando agora na área de TI e está se sentindo um pouco perdido em meio a tantos assuntos, tecnologias e cursos.

Leia mais »