O iPhone quebrou, e agora?

Esclareça suas dúvidas sobre assistência e garantia dos smartphones da Apple
Os consumidores americanos conseguem trocar iPhones velhos, danificados ou sem garantia por modelos novos com descontos na Apple, e o mais interessante é que as lojas também oferecem troca de peças para pequenos reparos. Infelizmente, no Brasil a política de troca de aparelhos fora de garantia é bem diferente: não há como obter descontos ao trocar o iPhone e o AppleCare+, plano de garantia estendida para o smartphone, ainda não está disponível. Enquanto a loja oficial da maçã no Rio de Janeiro não chega com novidades para no atendimento, tire as principais dúvidas sobre alguns problemas que costumam acontecer com seu iPhone e como a Apple pode pode resolvê-los.
A bateria não recarrega
Se o aparelho não tem mais capacidade de reter carga elétrica e for identificado como fora da garantia, a Apple oferece assistência para a substituição da peça por um valor a partir de 229 reais. Mas isso somente se o celular não apresentar danos físicos, contato com líquido, desmontagem ou modificações não autorizadas pelo fabricante. O agendamento para esse tipo de atendimento deve ser feito pela página de Suporte da Apple.
Xi… a tela quebrou!
Smartphones com tela quebrada, ou que tenham caído em algum líquido, não estão incluídos nem mesmo no plano de garantia da Apple. A mesma regra vale para problemas causados por mau uso, descuidos e modificações não autorizadas pela fábrica. Nesses casos, é preciso checar se o aparelho ainda se encaixa no Serviço Fora de Garantia (OOW), oferecido pela fabricante. As taxas para os serviços dessa categoria, para o estado de São Paulo, chegam a 749 reais, no caso do iPhone 5; 549 reais, para consertos no iPhone 4S; e 449 reais, para iPhone 4, 3GS e 3G . Se não conseguir atendimento na Apple, busque uma assistência autorizada. A lista está disponível nesta página.
Ainda tenho de garantia?
Você não precisa guardar na memória a data da compra de seu iPhone para saber se ele ainda está coberto pela garantia. No site da Apple há uma ferramenta bem simples para fazer esta verificação. Você só precisa ter em mãos o número de série de seu aparelho ou conferir em Ajustes > Geral > Sobre. Depois, acesse esta página e insira o código. Se o número de série é válido, o site imediatamente informa a situação da garantia do aparelho e a data estimada em que ela expirará.
Garantia mundial
Se você comprou um smartphone da Apple nos Estados Unidos ou pretende trocar o aparelho usado por um novo na próxima viagem é melhor ficar atento: além do risco de o celular não ser compatível com a rede 4G brasileira, o produto poderá ser rejeitado pela assistência técnica nacional caso apresente algum defeito ou precise de reparos. Apesar de o iPhone ser vendido em todo o mundo com a mesma garantia, há diferentes modelos de aparelho de acordo com a frequência de rede de cada país. É o caso dos novos iPhone 5S e 5C, que devem chegar ao Brasil com os mesmos modelos vendidos em alguns países da Europa, mas diferente dos produtos à venda nos Estados Unidos. A exceção para esta regra é o iPhone 5, que foi homologado pela ANATEL com o mesmo código vendido pela americana AT&T (A1428).
Antes prevenir…
É impossível saber quando um celular terá algum problema técnico ou sofrerá um acidente. E é por isso (e para os descuidados de plantão) que existe o Pitzi . O serviço funciona como um seguro contra ocorrências desagradáveis e oferece atendimento para vários tipos de problema, inclusive a terrível tela rachada. A vantagem é que não é preciso contratá-lo imediatamente após a compra do aparelho – como em alguns seguros contra roubo. E dá para cancelar a assinatura a qualquer momento. O plano para um iPhone 5 de 16 e 32 GB custa 25 reais mensais. O seguro para o mesmo modelo com 64 GB de armazenamento sai por 30 reais por mês. Além da Apple, as marcas Samsung, LG, Motorola e Nokia são atendidas. O Pitzi não cobre roubos e furtos.